Módulo 9 - Técnicas de Narração

Elementos da narrativa
A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um facto, e como todos os factos ocorrem num determinado tempo, em toda a narração há sempre um começo, um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
Sendo assim começa por citar os elementos que formam a estrutura da narrativa:
Tempo - é o intervalo de tempo em que o(s) facto(s) ocorrem; pode ser um tempo cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou tempo psicológico, onde nós sabemos que existe um intervalo em que as ações ocorreram, mas não se consegue distingui-lo;
Espaço - o espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no início da narrativa, pois será mais fácil para o leitor localizar a acção e imagina-la com maior facilidade;
Enredo - é o fato em si, aquilo que ocorreu e que esta a ser narrado, deve ter um começo, um meio e um fim;
Personagens - são os indivíduos que participam no acontecimento e que estão a ser citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de uma ou duas personagens centrais ou principais (protagonistas);
Narrador - é quem  conta o facto , pode ser em primeira pessoa, o qual não participa na história é chamado de narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o que não participa nos factos e é denominado por narrador-observador.


Estrutura de uma narrativa
Na estrutura da narrativa temos de ter presentes alguns elementos que ajudam na construção do enredo estes são:
Introdução - deve conter informações já citadas em cima, como o tempo, o espaço, o enredo e as personagens;
Trama - é onde se vai relatar o fato propriamente dito, acrescentando somente os detalhes relevantes para a boa compreensão da narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistério que se desvendará no clímax;
Clímax - é o momento chave da narrativa, deve ser um excerto dinâmico e emocionante, onde os fatos se encaixam para chegar ao desenlace;
Desenlace - é a conclusão da narração, onde tudo o que ficou pendente durante o desenvolvimento do texto é explicado, e o "quebra-cabeça", que deve ser a história, é montado.



Narratologia
A Narratologia é o estudo das narrativas de ficção e não ficção (com a história e a reportagem), por meio das estruturas e elementos. É um campo de estudos particularmente útil para a dramaturgia e o roteiro audiovisual (cinema e tv). A narratologia procura descrever o sistema específico narrativo, procurando as regras que presidem à produção e processamento de textos narrativos. Encorpora a tendência do estruturalismo por considerar os textos narrativos como meios, regidos por regras, pelas quais os seres humanos re(criam) o seu universo. Competirá à narratologia distinguir os textos narrativos dos restantes textos e descrever as suas características  Dentro de estas, os formalistas russos distinguem as fábula, a história, o agente narrativo, os actores, o acontecimento, o tempo e o lugar.
O termo "narratologia" foi proposto no início do século XX por Tzvetan Todorov, para diferenciá-la como campo de estudo dentro da teoria literária.




Narrativa
A palavra "narrativa" é originária do latim e quer dizer conhecer, transmitir informações. A narrativa começa desde o momento que nós conseguimos compreender a fala e fornece aos indivíduos uma ferramenta, para aprender e ensinar uns aos outros. Estamos constantemente a narrar acontecimentos, sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar. O conceito de narrativa é o que permite reconhecer o conflito, e é estudada, como um método para produzir, como uma teoria para investigar, como uma prática social estratégica ou politica  A narrativa é usada por investigadores para descrever os seus estudos e informar o resultado do seu conhecimento. São analisadas na função de narrativa ou na forma como é produzida. A narrativa carrega desde o início características multidisciplinares, e é aberta a diversas metodologias como a história, sociologia, psicologia, religião, comunicação, estudos de mídia, entre outros.




Guião Técnico
O Guião Técnico é um filme contado em quadros, (faz lembrar uma história em quadradinhos sem balões), é onde estão as informações escritas no argumento, só que de maneira detalhada para o processo cinematográfico. Nele detalhamos as cenas, ou o "conjunto de planos situados num mesmo local ou num mesmo cenário, e que se desenrolam dentro de um tempo determinado". As cenas são divididas em takes ou shots, que são os momentos em que ditamos o enquadramento da câmara.
Mas existe uma diferença uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadradinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyborad é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado através de outro meio.














Storyboard
O storyboard tem como finalidade marcar as principais passagens de uma história que será contada num filme da forma mais próxima com a qual ela deverá aparecer na tela. Assim um storyboard cumpre três funções: ajudar os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, os ângulos, o ritmo, etc; ajuda a apresentar o roteiro para os responsáveis pela aprovação e liberação de verbas; orienta a produção do filme, lembrando aos realizadores o que realmente foi aprovado pelo patrocinador ou cliente. O storyboard é um desenho-ferramenta, um auxiliar do cineasta.

Sem comentários:

Enviar um comentário