A Estrutura Fílmica
Plano
Plano, em cinema, é um excerto de um
filme rodado ininterruptamente, ou que parece ter sido rodado sem
interrupção. É, portanto, um conjunto
ordenado de fotogramas ou imagens fixas, limitado espacialmente por um enquadramento
(que pode ser fixo ou móvel) e temporalmente por uma duração.
Tipos de plano
Plano Geral:
Mostra uma paisagem ou um cenário
completo.
Plano de conjunto: Mostra um grupo de personagens.
Plano Médio: Mostra
um excerto de um ambiente, em geral com pelo
menos um personagem em quadro.
Plano Americano: Mostra
um único personagem enquadrado não de corpo inteiro (da cabeça até a cintura,
ou até o joelho).
Primeiro plano: Mostra uma única personagem num
enquadramento mais fechado que o plano americano (em muitas situações, o primeiro
plano é considerado sinónimo de close-up).
Plano próximo: Mostra
o rosto de um personagem.
Plano Detalhe: Mostra
uma parte do corpo de uma personagem ou apenas um objecto.
Quanto ao ângulo vertical
Plongê/Picado: A
câmara está posicionada acima do seu objecto, que é visto, portanto, em ângulo
superior. No exemplo mais simples, filma-se um personagem colocando-se a câmara
acima do nível de seus olhos.
Contra-Plongê/ Contra-Picado:
A
câmara colocada abaixo do objeto faz com que o espectador veja a
cena de baixo para cima (por exemplo, abaixo do nível do olhar do personagem).
Zenital:
A
câmara é colocada no alto do cenário, apontando diretamente para baixo. Seu nome provém da
palavra zênite, que é o ponto central do céu
quando olhamos diretamente para ele.
Contra-zenital: A
câmara aponta diretamente para cima.
Quanto ao ângulo horizontal
Frontal: É o plano em que a câmara filma o
personagem ou objeto de frente.
Lateral (ou de pefil): A
personagem é vista de lado.
Traseiro:
A
personagem é vista por trás.
Plano de 3/4:
Ângulo intermediário entre o frontal
e o lateral (assim chamado porque mostra aproximadamente 3/4 do rosto do
personagem).
Plano de 1/4:
Ângulo intermediário entre o lateral
e o traseiro.
Quanto ao movimento
Plano fixo: No
plano fixo a câmara permanece fixa, sobre o tripé ou outro equipamento
adequado, ainda que haja movimento interno no plano, de personagens, objectos,
veículos, etc.
Panorâmica:
É o plano em que a câmara, sem se
deslocar, gira sobre seu próprio eixo, horizontal ou verticalmente.
Travelling: É o plano em que a câmara se
desloca, horizontal ou verticalmente, aproximando-se, afastando-se ou
contornando os personagens ou objectos enquadrados, sendo para isso utilizado
algum tipo de veículo (carrinho), sobre rodas ou sobre trilhos, ou com a câmara
na mão ou ainda com algum tipo de estabilizador.
ZOOM: É
um movimento aparente de aproximação (zoom in) ou de afastamento (zoom out) em
relação ao que é filmado, provocado por uma manipulação das lentes da câmara,
sem que a câmara em si execute qualquer deslocamento ou rotação.
Géneros de filmes no
cinema
Primeiro
filme do cinema realizado pelos irmãos Lumiére
Primeiro filme de fiçao de George Mélies
Documentário
O Homen da câmara
Direção: Dziga Vertov
Drama/Musical
Amadeus - trailer
Guerra/Drama
A Lista de Schindler - trailer
Animação
O Rei Leão - trailer
Sinopse: Simba é filho de um leão que teve de encarar e superar as maldades e armadilhas do vilão e próprio tio Scar, que assassina o seu pai e o expulsa do reino ainda filhote. Ele, então, conhece Timão e Pumba, que o ensinam a curtir a vida enquanto ele cresce e começa a pensar no seu regresso ao reino.
Direção: Jaume Collet-Serra
Ano: 2009
País: Estados Unidos
Ano: 2009
País: Estados Unidos
Gênero: Suspense, Terror
Duração:2h. 3min/cor
Título Original:Orphan
Título Original:Orphan
Sinopse: Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) ficam arrasados devido a um trágico aborto. Apesar de já ter dois filhos, Daniel (Jimmy Bennett) e a surda muda Maxime (Aryana Engineer), o casal decide adotar uma criança. Durante uma visita a um orfanato, os dois se encantam pela pequena Esther (Isabelle Fuhrman) de nove anos e optam rapidamente por sua adoção. O que eles não sabiam é que estranhos acontecimentos fazem parte do histórico da menina que passa a se tornar, dia após dia, mais misteriosa. Intrigada, Kate desconfia que Esther não é quem aparenta ser, mas devido ao seu passado de alcoolismo tem dificuldades de provar sua teoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário